Quem sou eu

Minha foto
"Um dia virá em que só se terá um único pensamento:A EDUCAÇÃO,"(Nietzsche) "Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar".(Thiago de Melo)

Margoth Jansen: EDUCAÇÃO EM FRASES

Margoth Jansen: EDUCAÇÃO EM FRASES

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".( Jean Piaget )

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."( Paulo Freire )

" Ler não é decifrar, escrever não é copiar". (Emilia Ferreiro)

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.".( Carlos Drummond de Andrade )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.Mas no fundo isso não tem muita importância.O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.Sonhos que o homem sonha sempre.Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."( Shakespeare )

" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."( Affonso Romano de Sant’Anna )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta,que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire ) "O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".( Jean Piaget ) "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa) "Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".( César Coll ) "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."( Paulo Freire ) "Não se pode falar de educação sem amor".( Paulo Freire ) "O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".( Lauro de Oliveira Lima ) "A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".( Friedrich Froebel )

"Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".( Lauro de Oliveira Lima ) " Ler não é decifrar, escrever não é copiar". ( Emilia Ferreiro )

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".( Eno T. Wanke )

"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"( Artur da Távolla )

"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".( Ferreira Goulart )

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".( Frei Betto )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".( Anísio Teixeira )

"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".( Carlos Drummond de Andrade )

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire )

"Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".( Gandhi )

"Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso".( Albert Einstein )

"O coração da criança é campo favorável à semeadura do bem"."Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo"."Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!"( Henri Paincore )

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."(Carl Rogers)

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".( Jean Piaget ) "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."( Paulo Freire ) " Ler não é decifrar, escrever não é copiar". (Emilia Ferreiro) "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.".( Carlos Drummond de Andrade ) "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire ) Há quem diga que todas as noites são de sonhos.Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.Mas no fundo isso não tem muita importância.O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.Sonhos que o homem sonha sempre.Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."( Shakespeare ) " O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."( Affonso Romano de Sant’Anna ) "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta,que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire ) "O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".( Jean Piaget ) "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa) "Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".( César Coll ) "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."( Paulo Freire ) "Não se pode falar de educação sem amor".( Paulo Freire ) "O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".( Lauro de Oliveira Lima ) "A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".( Friedrich Froebel ) "Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".( Lauro de Oliveira Lima ) " Ler não é decifrar, escrever não é copiar". ( Emilia Ferreiro ) "Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".( Eno T. Wanke ) "De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?"( Artur da Távolla ) "Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".( Ferreira Goulart ) "O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".( Frei Betto ) "Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".( Anísio Teixeira ) "Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".( Carlos Drummond de Andrade ) "As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".( Paulo Freire ) "Nenhum ser humano é bastante perfeito para ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".( Gandhi ) "Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso".( Albert Einstein ) "O coração da criança é campo favorável à semeadura do bem"."Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo"."Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!"( Henri Paincore ) " O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves ) " Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."(Carl Rogers)

Educação Infantil

Massa de modelar

Seus alunos adoram brincar com massa de modelar? Que tal se, além de exercitarem sua criatividade brincando, eles aprenderem a fazer sua própria massa de modelar?

A receita que lhe damos é fácil e não custa caro. Pode ser feita em casa ou na sala de aula. É bom que as crianças vistam um avental ou uma roupa que possa sofrer os respingos de tinta e os banhos de farinha que são inevitáveis.

Vamos aos ingredientes: 1 xícara farinha de trigo ½ xícara sal ½ xícara água ¼ xícara vinagre ¼ xícara guache.

E ao modo de fazer: Misture a farinha de trigo com o sal. Aos poucos, vá acrescentando a água e o vinagre. Por último, acrescente a tinta guache. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional. Amasse tudo muito bem, até obter uma massa lisa.

Depois é só brincar!!!!

Tinta caseira

Trabalhar com tintas é delicioso para qualquer faixa - etária...

Aproveitem a dica a seguir e inclua em suas aulas o trabalho com pintura.

Receita de Tinta Caseira 1:

Ingredientes:

- Pó de pintor

- Goma arábica

- Água

- Glicerina

Modo de Preparar: Para uma medida de pó corante, uma medida de goma arábica. A água é acrescentada aos poucos. Bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Você pode acrescentar uma colher de glicerina e continuar batendo. Guarde em vidros bem fechados, com um pouco de água sobre a pasta.

Sugestão de Jogos:

JOGOS MOTORES

1 - Lobos e Carneirinhos:

Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: "Cuidado com os lobos"! Estes, então, voltam-se rapidamente e partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.

Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?

O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.

2 – Onça Dorminhoca:

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?

Aonde? Quando?

Como ela é? Como vive? O que come?

Quem quer imitá-la?

Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.

Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.

3 – Corrida do Elefante:

Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.

Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.