Quem sou eu

Minha foto
"Um dia virá em que só se terá um único pensamento:A EDUCAÇÃO,"(Nietzsche) "Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar".(Thiago de Melo)

Espaço Aberto para a Educação

A Mensagem de hoje do nosso programa é: A LIÇÃO DA BORBOLETA Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava, para fazer com que seu corpo passasse, através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais. O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo, estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que ia se afirmar com o tempo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar, uma vez que, estivesse livre do casulo... Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. O fascínio desta mensagem está em observar o processo de transformação que envolve cautela, percepção do ambiente, paciência, esforço e transformação. A borboleta, é um bichinho que causa grande fascínio por sua capacidade de transformação. Quando as condições climáticas estiverem favoráveis, a larva (lagarta ) vai sair do ovo e finalmente ela vai abrindo o casulo devagar até estar pronta para sair. Senão, ela espera. Talvez não exista mudança maior do que, de uma lagarta, um bicho rastejante, curioso, lento e pesado, virar uma borboleta, tão leve, linda e solta. Se ela não faz esse esforço, nunca será capaz de voar sozinha. Na lenda da borboleta “O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida”. Nascer ou renascer, é mesmo muito difícil! Vivemos a consciência de tantas transformações, mas ainda estamos tentando romper este casulo que traz complexa possibilidade de comunicações interativas, dos desafios que estas mudanças trazem. Diante disso “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Entrevista com a Profª Marja Cristina Agradeço a profª Marja Cristina que neste momento será entrevistada fazendo com que este Programa “Espaço Aberto para a Educação” seja um verdadeiro sucesso... 1. Sabemos que “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Para melhor esclarecimento dos ouvintes do nosso programa Profª Marja, qual a função do Psicopedagogo? 2. Augusto Cury em um de seus livros nos mostra que: “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”. Quais as dificuldades encontradas na educação infantil do nosso município e quais as soluções para minimizar estas dificuldades? 3. O grande filósofo Platão escreveu que “A orientação inicial que alguém recebe da educação também marca a sua conduta ulterior” (imediato, subseqüente).Fale um pouco para nós sobre as creches e os trabalhos desenvolvidos para que aja uma educação de mais qualidade em nosso município... 4. Cito neste momento Michael Foucault que em seu livro Vigiar e Punir faz referencias a que “Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”. Nossa profissão sofre a todo o momento, críticas construtivas e destrutivas... como você administra essas críticas? 5. comente um pouco sobre o programa “Espaço Aberto para a Educação” e sua participação na melhoria da Educação Infantil em nosso município fazendo assim, suas colocações finais ... Obrigada Profª pela entrevista e o nosso programa continua a disposição de todos vocês ... Música...MPB Vem aí... Bons Exemplos na educação: “Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes”. Diante disso temos um exemplo na educação infantil que deu certo... A Educação Infantil é coisa séria! É a porta de entrada para o mundo da escola. É o momento do aluno entrar em contato com a escola. Por isso... O programa Espaço Aberto para a Educação traz neste momento... a experiência da professora Luciana do Nascimento Santos, do CEI - Centro Educacional Integral Santa Escolástica - Mosteiro de São Geraldo, São Paulo. Ela trabalhou com crianças de 6 anos da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo... De famílias simples, os alunos tinham pouco acesso a livros e atividades culturais... Mas isso não deteve a professora... Pelo contrário... Com o uso da música e da dança, ela buscou ampliar o universo cultural das crianças e mostrar a elas as influências africanas na cultura brasileira. Para isso, contou com instrumentos musicais, livros, revistas, obras de arte que retratam o negro e a época da escravidão e até uma visita ao Museu Afro-Brasileiro. Os alunos mergulharam nas raízes da nossa cultura. E a cada passo, conheciam mais sobre o Brasil. Todo o trabalho de Luciana e seus alunos foram registrados em um grande mural na sala de aula, testemunho de um ano de muito aprendizado. Luciana foi uma das ganhadoras do prêmio Educador Nota 10, da Fundação Vitor Civita. Musica MPB... Dicas sobre Educação: Os 10 mandamentos da educação infantil A criança aprende aquilo que vive e a melhor forma de educar é lhe propiciar um ambiente saudável. Esses mandamentos vão lhe ajudar nessa tarefa. 1 - Estimular - Se a criança é bem estimulada, aprende a confiar. 2 - Valorizar - Se é valorizada, aprende a dar valor. 3 - Mostrar equilíbrio - Se vive em equilíbrio, aprende a ser justa. 4 - Transmitir segurança - Se sente firmeza, aprende a ser segura. 5 - Não humilhar - Se é humilhada, aprende a se sentir culpada. 6 - Não criticar - Se é criticada, aprende a condenar. 7 - Não maltratar - Se é vítima de maus tratos, aprende a agredir. 8 - Fazer amizades - Se acriança tem amigos, aprende a ser companheira. 9 - Dar afeto - Se recebe afeto, aprende a ser amiga. 10- Dar apoio - Se é bem aceita, aprende a encontrar o amor no mundo. Dicas de Cantinhos para sala de aula na Educação Infantil: Cantinho da Leitura: Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas e adequadas à faixa etária dos alunos. Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor. Cantinho da Música: Sabemos que nem sempre é possível ter dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido de acordo com as possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos um estilo preferido de cada aluno. Temos várias sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito limitado para a quantidade de atividades que podem ser realizadas. Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor. Cantinho da Sucata: Tudo que poderia ser lixo serve para você professor de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material. Cantinho das Dramatizações: Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas. Cantinho dos Jogos: Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa caixa também separada. Brinquedoteca: E a sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problema, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre. A básica "chamadinha": Na sua "chamadinha" básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha" sempre que necessitar não somente na hora da entrada. Essas foram as nossas dicas sobre educação infantil...esperamos que você tenha gostado...