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"Um dia virá em que só se terá um único pensamento:A EDUCAÇÃO,"(Nietzsche) "Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar".(Thiago de Melo)
Repensando a Educação

Repensando a Educação

Por: Leda Arminda Machado Barros

REPENSANDO A EDUCAÇÃO


Estudar a História da Educação nos faz refletir e instrumentalizar conhecimentos de mudanças sociais para que estes possam ser incorporados dentro da nossa realidade. É repensando a trajetória do ensino que poderemos reformular passos que podem direcionar a formação de cidadania.

Através do estudo dos períodos anteriores podemos ter uma visão mais global da educação: Percebemos, então, a serviço de quem a educação está e qual ideologia que a guia, para posteriormente fazermos as revisões, as críticas que nos ajudam a modificar a realidade educacional.

Uma das contribuições desse pensar é o entendimento de como o homem desenvolveu sua vida e organizou suas formas de socializar o conhecimento, pois a partir deste entendimento poderemos avançar na compreensão dos comportamentos que assumimos na orientação do nosso trabalho educativo, dando sentido às nossas ações e criando condições para assumir a nossa participação e autoria neste percurso.

Devemos sempre fazer um estudo crítico para sermos mais conscientes em relação ao futuro. É fundamental que conheçamos as práticas educativas ao longo da história para que tenhamos um posicionamento atuante. A reflexão fornece dados para entender o caminho percorrido pela sociedade e verificar outras possibilidades que poderiam ter sido adotadas. Além, é claro, de nos esclarecer sobre o presente e nos tornar mais conscientes na condução do futuro.

Conhecendo mais profundamente as raízes do nosso sistema poderemos, ao longo do nosso trabalho, formar cidadãos mais críticos, pois teremos base para mostrar aos nossos alunos a importância de sermos atuantes, não aceitando o que nos é imposto e lutando por melhores dias. É preciso ler as entrelinhas da educação para que possamos mudar o panorama educacional.

Nesta perspectiva, ser professor é ter capacidade de construir um mundo melhor através da formação que se processa neste ofício. E esta formação diz respeito à Cidadania. Construindo senso crítico em sala de aula, o professor está fazendo o aluno se perceber como ser atuante e capaz de interagir no seu contexto.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CAMPOS, Kátia de Oliveira. Aspectos Históricos da Educação no Brasil (Apostila da disciplina Aspectos Históricos da Educação no Brasil do curso de pós-graduação a distância em Metodologia do Ensino Fundamental da UFG). Acesso: agosto de 2008.



Origem: Publique Artigos no site Artigonal.com

Perfil do Autor:

Sou graduada em Letras pela UEG/Formosa e especializei-me em Gestão Educacional também na UEG/Formosa.

Atualmente estou cursando a distância, pela UFG, a pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Fundamental. Sou professora efetiva da Secretaria de Educação do DF, ministrando aulas de português e inglês.

Ao cursar a pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional tomei gosto pela pesquisa. Tive, então, a oportunidade de relatar no trabalho final da minha especialização algumas das vivências registradas na Comunidade Kalunga do Vão de Almas, o que culminou na monografia: Leitura do Povo Kalunga do Vão de Almas: Memória, Educação e Cultura