Quem sou eu

Minha foto
"Um dia virá em que só se terá um único pensamento:A EDUCAÇÃO,"(Nietzsche) "Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar".(Thiago de Melo)
Uma Aula De Futuro

Uma Aula De Futuro

Por: Roberto Carlos Oliveira dos Santos

Sempre ouvimos dos nossos alunos frases que martelam a nossa consciência, algumas do tipo: "Professor(a), a sua aula está tão monótona que me dá um sono", ou ainda essa outra, "...Eu adoro você, más a sua matéria é muito chata". O mais importante para superar esse dilema é saber o que estamos fazendo para tirar essa impressão de que professor, estudo, aulas e escola são coisas "muito chatas". Quais os métodos que utilizamos para motivar os nossos alunos? Será que o desprezo que muitos estudantes demonstram pelo conhecimento é só culpa deles, ou será que está faltando uma melhor comunicação entre nós - um problema de linguagens conflitantes?

As gerações mais novas desenvolvem uma linguagem audiovisual que exige da nossa parte, novas estratégias, mais completas e desafiadoras. A aula expositiva e o texto impresso no papel, estão perdendo terreno para cultura Multimídia com as suas múltiplas tecnologias (Televisão, TV à cabo, Vídeo-Game, Computador, CD-Rom, etc) que, com todo universo de sons, imagens em movimento e cores, seduzem e encantam muito mais do que nós.

É preciso entender que o jovem de hoje não é melhor ou pior do que o jovem que fomos, o que está acontecendo nesse início de milênio, é que as formas de captação da informação e do conhecimento, tornaram-se mais dinâmicas e velozes. Nesse sentido, em nada adianta se estabelecer com a juventude, uma política de confronto ou de negação dos seus valores, isso somente faria de nós, reprodutores de um saber estacionado, desatualizado e por isso, inútil aos olhos deles.

Para construir aulas cada vez mais atraentes, dispomos de muitos recursos tecnológicos que devem ser conhecidos e valorizados, um exemplo disso, é o vasto desenvolvimento de programas educativos e enciclopédias temáticas. Com um mínimo de conhecimento em informática, podemos programar as nossas aulas no computador, inserindo imagens (fotos, gráficos, mapas) e textos em movimento, adicionando músicas e sons que podem envolver mais o espírito, tornando a aula mais emocionante e sedutora.

Aliados às Tecnologias da Informação e Comunicação, chamamos a atenção dos jovens para os nossos conteúdos, nas mesmas condições e igualdades à atenção que eles dispensam aos meios tecnológicos que estão em suas casas, e que, com certeza, eles gostariam de ver na sala-de-aula. Explore a Internet e descubra a enorme variedade de possibilidades pedagógicas que podemos utilizar, tais como: a disponibilização do material das nossas aulas no nosso Site, o incentivo para que os alunos criem Sites temáticos, a formação de grupos de estudos e pesquisa em chats de bate-papos virtuais (envolvendo professores, alunos e interessados) para discussão de velhos e novos paradigmas da ciência, enfim, movimentando-se em torno do mundo e encurtando as distâncias entre os que possuem sede de conhecimento.

Como Educadores, gozamos de credibilidade e somos referenciais para a sociedade. A juventude, apesar das aparências, confia em nós, e é por isso que devemos acreditar que nem tudo está perdido. Existe luz no fim do túnel. Pense nisso, pois o futuro já está aqui e ele exige respostas...

Origem: Publique Artigos no site Artigonal.com

Perfil do Autor:

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira. Graduado em História.