Quem sou eu

Minha foto
"Um dia virá em que só se terá um único pensamento:A EDUCAÇÃO,"(Nietzsche) "Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar".(Thiago de Melo)
Sugestão Aos Professores Alfabetizadores

Sugestão Aos Professores Alfabetizadores

Por: Neuza Razza

Ninguém mais tem a ilusão que a cada ano em que entramos na sala de aula, não será um ano qualquer ele vai ser especial. Nós sabemos que ele será de muito trabalho. Ele exigirá de cada um muita garra, perseverança, combatividade e acima de tudo, muito profissionalismo.



No primeiro momento, antes de se fazer o planejamento, é necessário conhecer os alunos, como estão, o que produzem, a que nível estão.



Depois de analisar todo o contexto que se apresenta, ai você vai poder traçar qual o seu objetivo a alcançar nessa classe. Então, poderá fazer o seu planejamento de acordo com o seu projeto, e não utilizar o mesmo planejamento de anos anteriores e sim o de acordo com o nível da classe.



Todo professor deverá de bimestre em bimestre verificar, o processo de ensino aprendizagem de seus alunos e se preciso for, refazer o seu planejamento adequado ao andamento da classe. Verificar onde houve a falha e retomar para que todos caminhem juntos.



Alfabetizar é muito mais que manejar a correspondência entre sons e letras escritas. A escrita tem ocupado um lugar muito estreito na prática escolar. Ensina-se a criança a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a ler o que está escrito.



Um novo material didático não mudará o eixo da alfabetização se continuarmos acreditando que a criança deve aprender a técnica de associar formas gráficas às sonoras.



O processo de aprendizagem precisa ser construído e está baseado em (3) três pontos centrais:- ouvir, entender e escrever. Se não houver interesse em ouvir o que se está lendo, ensinando alguma coisa, ou mesmo escrevendo, não há aprendizagem, porque se não prestar atenção, não vai entender do que se está falando e não vai conseguir escrever, como também não vai haver o registro pela memória.



É importante promover a aquisição e o domínio da leitura e da escrita levando em conta a criança no seu processo de construção do conhecimento.



A leitura é muito importante e a fazemos com pequenos textos, contos, histórias em quadrinhos, poesias, histórias de todos os tipos, para que comecem a notar as diferenças entre eles, e trabalhar formas de brincadeiras lúdicas, dramatização envolvendo as leituras feitas. Mas o principal, não haver cobranças e ensinar as crianças, mantendo uma seqüência para que elas vençam as dificuldades, e passo a passo escrevendo sem medo de errar.



A criança tem que sentir que nos a amamos e está sendo apoiada nos estímulos que lhe oferecemos.



Autora: Profa. Neuza Razza – Pedagoga – professora do ensino fundamental e médio, e-mail: nrazza@ig.com.br e neuza.razza@ig.com.br

Origem: Publique Artigos no site Artigonal.com

Perfil do Autor:

Pedagoga, escritora – professora do ensino fundamental e médio.